Sistemas de injeção

Compartilhe nas Redes Sociais

Para mais informções entre em contato

Fale com a gente

Apresentação

A tecnologia dos sistemas de injeção compreende procedimentos para recuperação de falhas estruturais através da escolha criteriosa dos materiais a serem utilizados. Isto requer um preciso conhecimento da causa do problema e um projeto específico para cada peça estrutural deve ser elaborado.

O estancamento sob pressão realizado pela AVK tem por objetivo eliminar completamente a infiltração de umidade por trincas e fissuras em estruturas de concreto. O sistema utilizado é o sistema de injeção, que além de atuar em problemas estruturais, pode ser aplicado também para a impermeabilização com selamento de infiltrações através de fissuras. É um sistema completo e único que combina: resinas especiais, bombas pneumáticas e acessórios de aplicação.

É um sistema completo e único que combina resinas especiais, bombas pneumáticas e acessórios de aplicação. Além de ser uma solução para problemas estruturais, a tecnologia de injeção é também uma solução para impermeabilização e selamento de estruturas, tais como:

  • Infiltração de água em subsolos;
  • Percolação de água em reservatórios;
  • Infiltração em túneis de metrô e rodovias;
  • Pavimentos de concreto;
  • Infiltração em galerias subterrâneas;
  • Fundações.

Para a recuperação das estruturas de concreto existem resinas que são, comprovadamente, eficientes e apresentam alta durabilidade: resinas de poliuretano, epóxi, gel de acrílico e microcimento.

Apresentação

As resinas de poliuretano apresentam baixa viscosidade e têm excelente aderência ao concreto, mesmo sendo úmido ou com presença de água. São isentas de solvente, têm grande durabilidade (superam 100 anos em estruturas de concreto), polimerizam-se com água e também são impermeáveis.

Resinas de poliuretano rígidas

Devem ser aplicadas em fissuras passivas secas, úmidas e com fluxo de água (disponível em versão para aplicação subaquática).

Resinas de poliuretano flexíveis

Podem ser aplicadas em fissuras passivas e ativas secas, úmidas e com fluxo de água.

Poliuretano

  • Resinas de poliuretano à base de Metil-Di-Isocianatos (MDI) e poliol permanecem impenetráveis, sendo que a durabilidade das resinas de poliuretano (mais de 20 anos de aplicações no campo) tem sido testada em condições únicas.
  • Há formação de uma estrutura uniforme e regular; com uma excelente aderência em fissuras secas ou úmidas. Neste caso, a injeção deve ser executada utilizando-se bombas de alta pressão e através de injetores metálicos de perfuração ou de adesão.
  • Deve ser executada utilizando-se bombas de injeção de alta pressão e através de injetores metálicos de perfuração ou de adesão.

Apresentação

São flexíveis, podem ser aplicadas atrás da estrutura para formar uma membrana impermeabilizante, possui baixa viscosidade, é hidroestrutural (pode aplicar mesmo contra o fluxo de água) e têm excelente aderência ao substrato de concreto com grande durabilidade (superam 100 anos em estruturas de concreto).

  • O termo gel (podendo ser acrilatos, dispersão de sílicatos, poliuretano ou até mesmo epóxi) sugere um material em suspensão coloidal disperso em água, que se polimeriza formando uma gelatina.
  • O gel de acrílico é composto por 80% de água para 20% de químicos, e se caracteriza como um material altamente elástico (200%).
  • Podendo ser injetado em fissuras menores que 0,05 mm, ou mesmo através de solos siltosos e arenosos.
  • A aplicação é realizada com o uso de técnicas de cortinas de injeção, formando uma barreira pelo lado externo da estrutura com o próprio material ou com o material incorporando ao solo.

Apresentação

Por ser um material rígido após a cura, a resina epóxi é um dos materiais recomendados para o tratamento das trincas e fissuras passivas, isto é, que não apresentam movimentação. Tem como finalidade proteger e recompor as estruturas de concreto, sejam elas secas ou úmidas. Com baixa viscosidade (penetram em fissuras menores que 0,1 mm), é isenta de solventes e tem excelente aderência ao substrato de concreto com grande durabilidade (superam 100 anos em estruturas de concreto).

  • Apresentam propriedades mecânicas superiores à qualquer resina, resistência à compressão de 80 a 100 MPa e resistências à tração entre 40 a 60 MPa.
  • Permite o preenchimento de fissuras a partir de 0,1 mm devido à baixa viscosidade. Em fissuras mais largas, esta propriedade garante o completo preenchimento, sem deixar qualquer vazio.
  • É executada utilizando-se as mesmas bombas de injeção de alta pressão e através de injetores metálicos de perfuração ou adesão utilizados para injeção de poliuretano.

Apresentação

Deve ser aplicado em fissuras passivas, e, por se tratar de material rígido após a cura, possui altas resistências mecânicas à compressão. Sua área de aplicação pode estar seca ou úmida, porém, sem fluxo de água. Tem excelente aderência ao substrato de concreto, mesmo com umidade, além de promover uma proteção alcalina às armaduras.

  • As principais vantagens deste produto é a insensibilidade ao nível de umidade existente na estrutura do concreto.
  • A pasta de microcimento é composta por cimentos especiais para injeção e enrijecimento de peças estruturais de concreto ou alvenaria, e pode ser injetado em fissuras com uma abertura acima de 0,6 mm.
  • As injeções de microcimento são executadas por bombas de duplo-diafragma de baixa pressão, através de injetores plásticos.